SRH e MIDR discutem avanços hídricos no Cariri com prefeitos da região

27 de maio de 2025 - 09:07

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) participou, nesta segunda-feira (26), da Reunião do Projeto Caminho das Águas com os Prefeitos do Cariri, realizada em Barbalha pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O encontro destacou avanços hídricos que beneficiam a região.
Para o secretário Fernando Santana, a reunião reforça o papel do Ceará como protagonista na gestão dos recursos hídricos. “A presença do ministro Waldez aqui no Cariri demonstra que estamos no caminho certo. O trabalho conjunto entre os entes federativos é fundamental para assegurar água de qualidade para todos os cearenses, especialmente em regiões estratégicas como a do Salgado”, afirmou. Na ocasião, foram discutidas ações em andamento, como as obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), além do destaque do trabalho desenvolvido no estado:
“Nós conhecemos muito bem a resiliência do estado do Ceará e sua eficiência em lidar com a escassez hídrica, criando uma governança com participação de autoridades, sociedade civil e comitê de bacias. O trabalho que foi desenvolvido aqui é respeitado por muitos outros governos no país”, destacou o ministro Waldez Góes.


Além dos prefeitos, também participaram do encontro representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), gestores da Codevasf, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salgado, além de deputados estaduais e federais.

Duplicação de bombeamento das águas do Velho Chico

Contando com nova estrutura, a Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), em Salgueiro (PE), passará de dois para quatro conjuntos de motobombas, dobrando sua vazão de 24,75 m³/s para 49 m³/s.

Essa medida permitirá o envio de mais água pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que integra o maior sistema hídrico da América Latina e já beneficia milhões de nordestinos.

A Cogerh é responsável pela operação do CAC no Ceará, atua com dedicação e expertise técnica para garantir que as águas do Velho Chico cheguem com eficiência e regularidade a reservatórios estratégicos, como os açudes de Orós, Castanhão e Banabuiú.

A visita da comitiva do ministério da integração e desenvolvimento regional, integra o chamado projeto Caminho das Águas, roteiro de entregas e vistorias que inclui também obras complementares como os ramais do Salgado e do Apodi

Programação MIDR
A agenda do ministro Waldez Góes no Ceará segue nesta terça-feira (27), com visita às obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), ao lado do governador Elmano de Freitas, no Crato.