SRH lança cartilha educacional para escolas cearenses

6 de março de 2020 - 13:43

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e o Comitê de Bacia Hidrográfica da Região Metropolitana, realizou nesta sexta-feira o lançamento do Projeto SRH nas Escolas, que tem como produto o livro paradidático “Gotinha Nossa de Cada Água” que será implantado com alunos de 4º ano de escolas públicas de 36 municípios cearenses. Participaram do evento prefeitos, secretários municipais e estaduais, além de membros do CBH da RMF e do deputado estadual Acrísio Sena.

Segundo o secretário da SRH, Francisco Teixeira, a cartilha é a realização de um projeto antigo, que foi se idealizando em parceria com os Comitês de Bacia. “Estamos muito felizes em poder através um gesto simples pode levar educação ambiental as crianças. É essencial que nossa sociedade aprenda desde cedo à importância da água e como precisamos preservá-la para que não falte”.
Durante a cerimônia, os prefeitos e secretários municipais presentes assinaram um termo de adesão ao programa, se comprometendo na aplicação do livro nas escolas de ensino fundamental como paradidático.

A coordenadora do Projeto, Márcia Caldas, explicou o processo de criação da Cartilha, desde a escolha das palavras chaves até a ilustração. “A escritora e servidora pública Inês Prata conseguiu em um texto leve e didático explicar todas as história da água, suas particularidades e todo o trabalho que é feito pela gestão hídrica do Estado, desde os comitês de bacia até o Estado, através do governador Camilo Santana. Na história da Gotinha (tema da cartilha) nós grifamos vários termos importantes que vão ajudar o professor na didática da aula. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados em sala, facilitando o entendimento da criança”.

Gotinha Nossa de Cada Água

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

O prefeito do município de Paromoti, Eduardo Feijó, enalteceu a iniciativa da SRH em levar o conhecimento aos pequenos. “A sabedoria de assuntos importantes como a água deve ser aprendido desde pequeno mesmo. Uma iniciativa de extrema importância que vai ajudar muito os municípios”.

Após os eventos as cartilhas foram entregues aos prefeitos e secretários para que já possam ser aplicadas nas escolas.