“SRH na Escola” promove capacitação virtual para professores

3 de agosto de 2020 - 09:58

A Secretaria dos Recursos Hídricos iniciou nesta segunda-feira (03) uma capacitação virtual para professores das escolas de rede municipal que aderiram ao Programa SRH na Escola. A capacitação inicial foi realizada para 27 mestres do município de Cascavel, região metropolitana de Fortaleza. O próximo município a receber a capacitação virtual será Pacatuba, na Grande Fortaleza.

Segundo a gestora da Célula de Articulação com o Usuário na SRH, Márcia Caldas, a capacitação ajuda os professores no desenvolvimento de atividades ecológicas e ambientais. “Através do livro paradidático “A Gotinha Nossa de Cada Água”, que foi entregue oficialmente aos municípios no dia 06 de março, os professores conseguem realizar um trabalho de ensino ambiental, o que é muito importante para o conhecimento deste a infância”. Atualmente, 31 municípios implantam a metodologia com os alunos de 4º ano do ensino fundamental.

A proposta do Programa é realizar a socialização das crianças com temas importantes do nosso cotidiano; como a importância da preservação da qualidade e quantidade da água, principalmente na nossa região. O trabalho já foi realizado com mais de três mil crianças nos municípios de Pentecoste, Itaitinga e Maranguape.

Gotinha nossa de casa água

O livro conta a história da Gotinha, desde seu cair numa noite de chuva até a evaporação de sua melhor amiga, depois de percorrerem juntas experiências como fazer parte de um lençol freático, passar por uma nascente, riacho, rio e chegar a uma grande barragem. Neste caminho são colocados conceitos como o ciclo da água, permeabilidade, lençóis subterrâneos, mata ciliar, poluição, reciclagem, bacia hidrográfica e comitê de bacia, que auxilia o professor na didática. É reforçada, ainda, a ideia de água como bem público e gestão participativa.

Fornecido pela Secretaria dos Recursos Hídricos e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, o livro deve ser trabalhado como paradidático com alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Com a paralisação das aulas presenciais, por conta da Pandemia do Covid-19, as capacitações tiveram que ser interrompidas, assim como também, o uso do livro. Agora, com a capacitação virtual, os professores vão conseguir implantar, de acordo com a necessidade de cada escola, um modelo que ajude no aprendizado da criança.

Serviço:

Para aderir ao Programa entrar em contato através do email: marcia.caldas@srh.ce.gov.br

Para leitura: Gotinha nossa de cada água