SRH participa da entrega de resultados do Pacto pelo Saneamento Básico

16 de dezembro de 2022 - 09:59

O auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa do Ceará, foi palco, nesta quinta-feira (15), da apresentação dos relatórios e resultados do Pacto pelo Saneamento Básico, projeto importante do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, com participação da Secretaria dos Recursos Hídricos. O evento contou com a participação do secretário executivo da SRH, Aderilo Alcantara, secretário executivo de gestão interna da SRH, Ramon Rodrigues, do diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca e das técnicas de recursos hídricos que contribuíram para elaboração do documento Liduína Carvalho e Raimunda Helena.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão ressaltou a relevância dos projetos e as contribuições valiosas para o Ceará, agradecendo o trabalho das equipes.

Segundo o deputado, o relatório do Pacto pelo Saneamento é um documento para guiar o Governo do Ceará e para servir de parâmetro em busca da universalização do saneamento no Estado, apontando que “saneamento é, antes de mais nada, saúde”. Evandro Leitão apontou que o documento será entregue ao governador eleito, Elmano de Freitas.

O deputado Tin Gomes destacou a necessidade de avanços na área do saneamento básico e a possibilidade de que as várias sugestões sejam acatadas pelo Poder Executivo na área.

PACTO PELO SANEAMENTO

O Plano Estratégico de Saneamento Básico do Ceará foi apresentado pela coordenadora técnica do projeto, Rosana Garjulli, que ressaltou a participação de mais de 50 instituições no processo, iniciado em 2019.

Ela afirmou que o Pacto institui compromissos institucionais com metas, recursos e avaliou a importância da continuidade do processo para acompanhamento. “Não é apenas um estudo, é realmente uma proposta para o plano de Governo na área do saneamento”, disse Rosana.

O Secretaria dos Recursos Hídricos colabora com o documento com os projetos Malha D’água e Água Doce.

O Plano propõe 41 programas transversais, atualização de leis, como a Lei Estadual de Saneamento, investimentos específicos, assim como a criação de uma comissão permanente na Alece sobre saneamento básico, o que permitiria uma maior articulação e integração entre os diversos temas e demandas.

Ao longo do processo e no relatório final, o Pacto trabalhou com cinco eixos temáticos: Abastecimento de água potável e esgotamento sanitário urbano, Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, Saneamento básico rural e Educação ambiental para o saneamento básico.