SRH participa de cerimônia de premiação do I Desafio Hackathon

17 de fevereiro de 2022 - 10:04

A competição colaborativa e de caráter empreendedor, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) serviu para que estudantes da UFC formulassem soluções frente aos desafios lançados pela Cogerh – todos baseados em problemas reais

Fomentar a cultura da Inovação e intercambiar conhecimento com a comunidade acadêmica: este foi o maior objetivo do desafio Hackathon, onde estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e colaboradores da Cogerh trocaram conhecimento. A competição colaborativa e de caráter empreendedor serviu para que estudantes da UFC formulassem soluções frente aos desafios lançados pela Cogerh – todos baseados em problemas reais. Nesta quarta-feira (16), foi momento de premiar as equipes que apresentaram as melhores soluções. O evento foi realizado na sede da Cogerh, em Fortaleza, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Os participantes propuseram soluções inovadoras para problemas reais da Companhia nos âmbitos de estimativa de consumo hídrico e sistemas de vigilância em áreas isoladas e de difícil acesso. Ao todo, doze equipes apresentaram propostas de resolução dos problemas à diretoria da Companhia, que escolheu as três melhores soluções.O prêmio para as equipes vencedoras totaliza montante de R$ 20 mil.

Além das equipes vencedoras, a Cerimônia de Premiação teve a presença do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, do Secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira, do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias e de representantes do Centro de empreendedorismo da UFC (CEMP), instituição coordenadora da iniciativa Hackathon na Universidade.

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, pontuou a parceria de sucesso entre as duas instituições e elogiou a performance dos estudantes.

“Essa parceria celebra uma nova era. A Cogerh tinha um problema e a universidade apresentou soluções. Isso é maravilhoso, é a Universidade ajudando a resolver os problemas reais da sociedade. Sem dúvidas, é uma parceria louvável, entre Universidade e Estado para beneficiar a comunidade e melhorar ainda mais a formação dos nossos estudantes e sociedade a qual estamos inserido”, reforçou o Reitor.

A parceira entre Cogerh e UFC também foi elogiada pelo secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, que pontuou o caráter diferenciado e inovador do desafio. Esta não é a primeira vez que o sistema de Recursos Hídricos tem uma história de parceria com a UFC, conforme explicou Teixeira, mas segundo o gestor, “desta vez a parceria foi diferente”.

“A Cogerh tem muita demanda de aplicação de tecnologia em várias áreas e levar essas demandas à comunidade acadêmica e incentivar os estudantes a desenvolverem instrumentos que resolvam os problemas, usando a criatividade, é algo muito importante, uma coisa que até emociona. Ficamos muito satisfeitos com alto nível de conhecimento dos estudantes”, completou Teixeira.

Equipes Vencedoras

O primeiro lugar ficou com a equipe que projetou solução de vigilância eletrônica baseada em inteligência artificial e internet das coisas, com foco em baixo custo. Elano Joca, diretor de Planejamento da Cogerh, ressaltou “a alta qualidade do conteúdo trazido pelos grupos, bem como o fator de inovação presente em todos os projetos”. O diretor já vislumbra a próxima edição do Hackathon.

O segundo lugar ficou com equipe que propôs solução para estimativa de consumo hídrico, com foco em criação de software inteligente e uso de geoprocessamento. Já o terceiro lugar foi para equipe que projetou um sistema de vigilância com base em detectores infravermelhos e ultrassônicos.

Agora, o próximo passo consiste em levar as propostas para discussão com as gerências que necessitam das respectivas soluções. “Vamos discutir internamente para avaliar a viabilidade das propostas sugeridas à nossa realidade”, ressaltou Débora Rios, coordenadora do Hackathon e assessora de Inovação da Cogerh.

Fotos: Viktor Braga – UFC
Texto:Ascom Cogerh