SRH participa de solenidade na Alece pelos 114 anos do DNOCS

25 de outubro de 2023 - 08:06

Em comemoração aos 114 anos do Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS), a SRH esteve presente na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na noite desta terça-feira (24), em alusão à data. 

Resultado de requerimento do Deputado Estadual Assis Diniz e subscrição do Deputado Estadual Danniel Oliveira, o momento homenageou o órgão pela sua atuação ante o semiárido cearense.

Representando o Governador do Estado, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SRH, Ramon Rodrigues, prestigiou o momento, apontando a importância do DNOCS na gestão dos recursos hídricos no Ceará: 

“O DNOCS já fez estrada, energia e esteve em muitas outras frentes de trabalho além da sua missão principal com a irrigação, barragens e piscicultura. Foram mais de 370 reservatórios estratégicos construídos no nordeste, sendo mais de 80 deles no Ceará, como o Orós e o Castanhão. Foram muitas as contribuições para o nordeste através do DNOCS e, por isso, é uma satisfação muito grande fazer parte dessa homenagem”, discursou Ramon.

Representando o DNOCS, o Diretor Fernando Leão agradeceu as felicitações ao Departamento, destacando o apoio recebido nos últimos tempos:

“Estamos muito animados e agradecidos, pois estamos recebendo um apoio ímpar do Governo. Recebemos verba no valor de R$ 175 milhões, para recuperação de 17 barragens localizadas em municípios do Ceará. Além disso, recebemos ainda outro aporte de R$ 180 milhões, mostrando o compromisso do Governo do Estado com a chegada das águas em todas as regiões do Ceará”, ressaltou Fernando.

A cerimônia selou o encerramento das comemorações dos 114 anos do Departamento.

DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e com a sede da administração central em Fortaleza.

Foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semiárido e tem por finalidade executar a política do Governo Federal, no que se refere ao beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações; irrigação; radicação de população em comunidades de irrigantes ou em áreas especiais, abrangidas por seus projetos e, subsidiariamente, outros assuntos que lhe sejam cometidos pelo Governo Federal, nos campos do saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os Municípios.