SRH promove encontro com o Comitê do Médio Jaguaribe, em Jaguaribara

21 de março de 2025 - 07:53

Promovendo diálogo e mais proximidade com os Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos deu início, nesta quinta-feira (20), a uma série de encontros regionais com os colegiados. O primeiro momento foi com o Comitê da Sub-Bacia do Médio Jaguaribe, em Jaguaribara, com a presença do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana.

As reuniões têm o objetivo de reunir as demandas de todos os comitês para apresentar ao governador do Estado, Elmano de Freitas.

O secretário Fernando Santana destacou as reuniões que irão acontecer em todo o Estado, reunindo todas as instituições que compõem os comitês. “Eu quero que vocês se sintam parte desse processo, o processo de decisão, pois são vocês que estão no dia a dia das pessoas e sabem as necessidades. Vocês formam o comitê de forma voluntária e sabemos que trabalham para garantir que a água dos reservatórios seja destinada de forma justa e responsável.”

No primeiro momento, o presidente do Comitê do Médio Jaguaribe, José Martins Neto, agradeceu pela realização do encontro e reforçou a importância dessa proximidade com os colegiados de Bacias Hidrográficas. “Nos sentimos lisonjeados por sermos o primeiro comitê do Estado a receber a visita da SRH, que demonstra a preocupação com a gestão participativa. Somos um comitê muito importante por abastecer Fortaleza e a Região Metropolitana.”

O gerente da Cogerh do Baixo e Médio Jaguaribe, Hermilson Barros, lembrou o prognóstico da Funceme. “As chuvas no Ceará são irregulares, e a nossa região historicamente não aporta água suficiente para garantir conforto. Paralelo às chuvas, trabalhamos com compromisso para, com a diversificação da matriz hídrica, garantir água para todos.”

Para o superintendente da Sohidra, Marco Bica, o Comitê do Médio Jaguaribe é um dos mais importantes, e iniciar essa série de reuniões por lá tem um simbolismo especial. “O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará é uma referência para o país na gestão hídrica e agora será referência também no trato com os Comitês de Bacia, aproximando a sociedade civil e os órgãos colegiados ao sistema hídrico.”

O próximo encontro será na Sub-Bacia do Alto Jaguaribe, no município de Iguatu.