SRH realiza primeira reunião do Fórum Técnico do Programa Malha D’água
31 de maio de 2022 - 15:30
A Secretaria dos Recursos Hídricos realizou, na manhã desta terça-feira (31), a primeira reunião do Fórum Técnico do sistema adutor Banabuiú Sertão Central – Malha D’água. Na ocasião os engenheiros do consórcio construtor “Águas do Sertão” apresentaram a concepção de engenharia dos principais componentes da obra.
Foram apresentados a captação de água do açude Banabuiú, Estações de Tratamento (ETAS) e as elevatórias do sistema adutor. As apresentações fazem parte do contrato inicial do Programa Malha D’água. Uma nova reunião do Fórum será marcada com complementação e atualização dos dados.
Participaram da reunião os secretários executivos de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara e Ramon Rodrigues, além dos representantes do consórcio e equipe técnica da SRH e Cagece.
Projeto Malha D’água
Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.
As próximas etapas do Malha D’água vão seguir o planejamento coordenado pela SRH, responsável por capitanear a política estadual de recursos hídricos. “É um projeto que não só beneficia o abastecimento humano da região, mas indiretamente a área produtiva, porque cada município tem seu açude. Senador Pompeu, por exemplo, tem um açude Patu, que é símbolo da produção agropecuária do Sertão Central. Na hora que a água do Banabuiú, tratada com estação de tratamento de última geração, chega a sede e distritos de Senador Pompeu, a água do Patu pode ser liberada para atividade produtiva”, exemplificou Francisco Teixeira, titular da SRH.