Webinar discute os desafios da política de segurança de barragens
9 de dezembro de 2021 - 18:01
A Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH, através da Célula de Segurança de Barragens, realizou, nesta quinta feira (09) de dezembro, o II Webinar de Segurança de Barragens. O evento, que foi transmitido na plataforma do Youtube, discutiu os desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens no Estado do Ceará, com foco na atuação dos órgãos, acidentes de barragens e condições de estabilidade de barragens.
O Webinar contou com a palestrantes da SRH, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Defesa Civil do Ceará e Universidade Federal do Ceará.
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, reforçou a importância desses encontros para aproximar a sociedade de um tema que tem constante intervenção na mídia mas que nem sempre tem os esclarecimentos necessários. “É de extrema importância que se saiba a competência de cada órgão no papel da segurança de barragens, além de reforçar as ações como o Cadastro Estadual de Barragens”, completou.
O evento iniciou com uma apresentação da técnica da Célula de Segurança de Barragens, Thaisa Fernandes, que apresentou o papel da Secretaria dos Recursos Hídricos, como órgão fiscalizador de barragens e todas os processos que devem ser realizados para a legalização das obras. Durante a apresentação também foi exposto o Registro de Identificação do Empreendedor e o Cadastro Estadual de Barragens, ferramentas utilizadas para facilitar o trabalho dos órgãos públicos na prevenção e em casos de acidentes.
Participaram do Webinar, o coordenador de Fiscalização de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Josimar Alves, a gerente de Segurança e Infraestrutura da Cogerh, Itarama Taveira, a engenheira Efetiva do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, Sandra Keila, os professores doutores Paulo Teixeira da Cruz e Rosiel Ferreira e o tenente da Defesa Civil do Ceará, Davi Teixeira.