SRH reforça apoio ao Pacto das Águas

10 de fevereiro de 2009 - 17:02

SRH reforça oficinas

do Pacto das Águas

A Secretaria dos Recursos Hídricos mantem-se presente nas reuniões de oficinas que estão sendo realizadas, simultaneamente, em diversas sedes municipais, pelo Pacto das Águas, que é o projeto social e econômico do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa do Estado. No encontro da última quinta-feira, em Tianguá, o Secretário Executivo, Fernando Cézar Cidrão Guedes, destacou a disposição da SRH de sempre reforçar os objetivos destinados a dotar o Ceará de um plano estratégico atualizado capaz de proporcionar, cada vez mais, um melhor uso do seu potencial hídrico, mediante a natural participação das administrações municipais, dos órgãos governamentais e de representantes das sociedades locais. A reunião teve, ainda, a colaboração do Coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos, Antônio Martins da Costa.

O encontro também prestigiado pelo Coordenador do Pacto das águas, Eudoro Santana, teve a participação do deputado Cirilo Pimenta, Membro Efetivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que ressaltou a preocupação político-parlamentar para com o abastecimento hídrico estadual, e do deputado Lula Morais, que representou o Presidente da Assembléia Legislativa, o qual enfatizou a importância da água para a população e o desenvolvimento do Ceará. Presentes, ainda, os prefeitos de Tianguá, Natália Félix, e Antônio Tomás Brandão Junior, de São Benedito, vice-prefeito de Croatá, Antônio Onofre, bem assim, lideranças comunitárias dos municípios que compõem social e economicamente a Serra da Ibiapaba.

O Coordenador Eudoro Santana agradeceu, mais uma vez, a colaboração da SRH, através sobretudo da Cogerh, na realização das oficinas de trabalho, lembrando que o Pacto das águas é “uma ferramenta que busca um plano estratégico moderno e atualizado, dividido em onze planos voltados para a quantidade de bacias hidrográficas em que a SRH dividiu o Estado”, e que visam a plena aplicação dos seus projetos e programas de distribuição e democratização da água. Busca-se ter um documento e um consenso capaz de diagnosticar toda a infra-estrutura hídricas, suas potencialidades e identificar suas reais necessidades. Para isso, reúne os prefeitos, entidades e instituições da sociedade organizada. “ mobilizando os municípios para um novo momento social e econômico de bem uso da água”.