Técnicas do Programa Água Doce realizam visita de avaliação em Pentecoste
30 de maio de 2022 - 14:04
O Município de Pentecoste recebeu na última terça-feira (24), técnicas do Programa Água Doce (PAD) para visita de avaliação e manutenção dos sistemas de dessalinização. Durante os próximos 12 meses as comunidades de Rancho dos Moços, Bandeira/Inchu, Riacho dos Marfins, Boa Vista/Mulungú, Sítio do Meio, Salgado do Cosmo Chagas e Lagoa de Dentro vão receber visitas de gestão dos sistemas.
Nessa nova fase a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), gestora estadual do PAD, busca ampliar o número de colaboradores do programa nos municípios, melhorando o processo de gestão compartilhada. As técnicas da SRH Liduina Carvalho e Rosana Frota foram recebidas pelo Prefeito de Pentecoste Bosco Pessoa e pelos secretários municipais Érika Pinho, Wesley Mota e Daniel Gomes.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, o Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas mediante a implantação e gestão de sistemas de dessalinização. No Estado do Ceará são 252 sistemas instalados em 44 municípios.
PAD é grande aliado no combate do Coronavírus
Diante da atual situação de pandemia, o acesso à água potável ganhou mais protagonismo diante da necessidade de evitar a propagação do vírus e o Programa Água Doce, executado no Ceará pela Secretaria dos Recursos Hídricos, é um grande aliado de 252 comunidades do interior do Estado.
Por reduzir as vulnerabilidades no que diz respeito ao acesso à água no Semiárido, o Programa Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças e em uma situação de crise de saúde, como o combate ao Coronavírus, o PAD se torna um grande aliado do Governo do Estado e das comunidades beneficiadas.