Técnicos da SRH visitam obras do Projeto Malha D’água em Banabuiú

31 de agosto de 2023 - 12:22

As obras do primeiro Sistema Adutor do Projeto Malha D’água iniciaram pelo município de Banabuiú. Na última terça-feira (29/08), gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) estiveram no local para acompanhar o andamento e garantir que o prazo de execução de cada etapa seja cumprido. Também participaram da visita, representantes da construtora, supervisora e o DAAB (Comitê permanente de prevenção e resolução de conflitos).

Os gestores visitaram o local onde será construído a Estação de Tratamento de Água (ETA) e o início das obras da adutora. Segundo o coordenador de Infraestrutura Hídrica da SRH, Tiago Coelho,

Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. Esta primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. Com investimento de US$ 139,11 milhões (R$ 695,55 milhões), através de empréstimo com o Banco Mundial (BIRD), o Governo do Ceará vai investir no fortalecimento da segurança hídrica, energética e ambiental, com um planejamento integrado visando o desenvolvimento rural sustentável e o uso racional dos recursos hídricos em uma das áreas com o maior nível de criticidade no abastecimento.

Os municípios beneficiados com a primeira adutora do Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de outras 38 sedes distritais

A 2ª etapa do Projeto Malha D’água, contemplará a construção do Sistema Adutor Sertões de Quixadá e Quixeramobim, fornecendo água para quatro sedes municipais e 29 sedes distritais.