testes dos Trechos 2 e 3 do Eixão

26 de novembro de 2008 - 16:49

Depois de inaugurado o Trecho 1, construído entre a Barragem Castanhão, no município de Jaguaribara, e o Açude Curral Velho, em Morada Nova, começarão na terça-feira, dia 02 próximo, os testes para o pleno uso dos Trechos 2 e 3 do Eixão, que ligará as bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe à RMF-Região Metropolitana de Fortaleza. Os três trechos do Canal que somam, juntos, 210 km de canais e sifões, passando por cima de rios e riachos e sob rodovia federal (BR-116) fazem investimentos superiores a R$ 520 milhões, financiados à Secretaria dos Recursos Hídricos-SRH, através do Governo do Estado, pelo Banco Mundial e BNDES-Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para a conclusão total do Eixão são previstos investimentos superiores a 1 bilhão de reais.

Os testes demorarão cerca de 15 dias com os canais abertos e sifões recebendo, gradativamente, o fluxo de água transportada do Trecho 1 para o Trecho 2, numa extensão de 45,9 km e que ligará as águas do Açude Curral Velho, em Morada Nova, à Serra do Félix. O Trecho 3, com 66,30 km de comprimento, fará a continuação entre a Serra do Félix e a ombreira direita do Açude Pacajus. Ali começará o Trecho 4, já em licitação pública, com 33,9 km e que transferirá água entre os açudes Pacajus-Riachão-Pacotí-Gavião, neste último se localiza a ETA-Estação de Tratamento de Água e que, junto fazem o sistema adutor do abastecimento de Fortaleza. Por fim, o Trecho 5, com 55,10 km de extensão, fará a ligação do açude Gavião ao CIPP-Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Oeste da RMF. Todo o Eixão terá uma extensão de 255 km e as águas transportadas até o Pecém virão toda por um processo de gravidade a partir do bombeamento instalado logo atrás da barragem Castanhão, que barra o Rio Jaguaribe.

Quando concluído, o Eixão possibilitará o surgimento de pólos de desenvolvimento hidroagrícolas nas áreas irrigáveis a partir do Vale do Jaguaribe, beneficiando diretamente mais de 10.000 hecares de terra férteis, além de garantir o abastecimento humano da Região Metropolitana de Fortaleza – onde se acham 16 municípios com mais de 3,5 milhões de pessoas -, por pelo menos 30 anos. Além do mais, o Eixão beneficiará a todas as comunidades rurais e os habitantes dos 15 municípios situados ao longo do seu percurso, como sejam: Alto Santo, Jaguaribara, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Ocara, Cascavel, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

Mais de duas centenas de comunidades, situadas ao longo dos três trechos do canal, foram identificadas através de um levantamento contratado pela SRH. No Trecho 1 pelo menos duas delas estão recebendo água retirada do Eixão e distribuída entre entre as famílias, após tratada, para consumo humano, e para irrigar pequenas hortas.

O Eixão é a maior obra hídrica do Ceará além de ser o principal dos vinte eixos de integração das bacias hidrográficas, previstos na Política Estadual dos Recursos Hídricos executada pela SRH.

Fort. 26/11/2008. .