Dia de Campo para plantio de mudas nas margens do Açude Rosário

12 de abril de 2011 - 08:38

Crianças e adolescentes plantaram simbolicamente 600 mudas de árvores nativas da Caatinga, de um total de 10.000 destinadas à revitalizar a APP-Área de Proteção Permanente do Açude Rosário, construído no município de Lavras da Mangabeira. O Dia de Campo foi realizado no sábado passado, dia 08. A proposta da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, da sua vinculada COGERH-Companhia de Gerenciamento dos Recurso Hídricos e demais órgãos parceiros é a revitalização da mata ciliar nos reservatórios que compõem a Bacias Hidrográficas do Rio Salgado.

O Açude Rosário já é a segunda barragem onde o Programa de Recuperação da Mata Ciliar realiza um Dia de Campo, com a participação da comunidade. O primeiro foi nas margens da represa do Ubaldinho, no município de Cedro, onde estão sendo semeadas 13.500 mudas, cujo plantio está em fase de conclusão. Cláudio Costa Gomes, Orientador da Cédula de Fiscalização da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos (CGERH), da SRH, ressaltou a importância simbólica e educativa do ato que, segundo disse, visa despertar no jovem estudante a consciência ecológica e a preocupação com as futuras gerações.

No Dia de Campo em Lavras da Mangabeira, a movimentação no entorno do açude chamou atenção da comunidade do município e o ato contou com a presença da vice-prefeita Imaculada Lopes Linhares, vereador Ednardo Linhares, representando o legislativo municipal, secretária de Meio Ambiente, Jaqueline Lucena, do secretário de Agricultura, Dorimedonte Férrer, diretores e professores de escolas públicas, e das parceiras, no Programa, COGERH, SEMACE e EMATERCE. Prestigiaram também o evento Gregório Lima, vice presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Salgado, e representantes da Comissão Gestora do Açude Rosário.

A proposta da SRH é replantar no entorno dos açudes apenas árvores nativas, tais como Umburana, Angico, Sabiá, Mororó, Catingueira, Ipê (com predominância do roxo) e algumas espécies frutíferas. A intenção do secretário César Pinheiro, da SRH, é levar esta experiência para reservatórios de outras Bacias Hidrográficas, com margens igualmente degradadas, visando garantir a boa qualidade da água para o abastecimento da população e reduzir o assoreamento de cada um dos reservatórios que, tendo replantadas suas margens, evitará a erosão provocada normalmente pelo desmatamento das áreas poligonais (APP) dos reservatórios públicos.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort 11.04.2011