Programa de Eixos de Integração das Bacias Hidrográficas

21 de outubro de 2008 - 17:13

A Secretaria dos Recursos Hídricos, através do Programa de Eixos de Integração das Bacias Hidrográficas do Ceará, busca otimizar a disponibilidade d´água no Estado.O Programa aumenta espacialmente o alcance de uso dos estoques acumulados de água e melhora o rendimento de todo o sistema de açudagem. O sistema integrado de bacias – reservatórios, eixos de integração, canais, adutoras e estações de bombeamento – possibilita a otimização da gestão de seus recursos, permitindo que, em determinado momento, aquelas possuidoras de maiores disponibilidades possam, de forma

complementar, suprir as necessidades das bacias vizinhas, contribuindo para o “preenchimento” dos “vazios hídricos”, uma preocupação do Estado nos últimos anos.
O Programa terá efeitos diretos e indiretos no Estado, promovendo o desenvolvimento em bases sustentáveis e duradouras, beneficiando a população e aumentando seus níveis de bem estar.

Canal do Trabalhador

Construído em 1993, o Canal do Trabalhador é um sistema adutor constituído por estação elevatória, o Canal Ererê, duas estações de bombeamento e os Sifões Umburanas e Pirangi.

A obra tem 103 km de extensão e interliga as Bacias do Médio e Baixo Jaguaribe ao Sistema Integrado Pacoti/Riachão/Gavião, colaborando assim para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza.

Hoje várias comunidades, nos municípios de Aracati, Palhano, Beberibe e Cascavel, são beneficiadas com irrigação, consumo humano e pequenas criações que utilizam o canal como fonte de renda e sobrevivência.

Canal Sítios Novos/ Pecém

O Canal Sítios Novos/ Pecém, com extensão de 24,4 km (canal e adutora), insere-se no contexto do Projeto de Desenvolvimento Urbano – PROURB, tendo sido concluído em 2001.

Esse sistema adutor tem a finalidade transferir as águas do Açude Sítios Novos para a Região Metropolitana Oeste de Fortaleza e constitui-se de um canal de adução integralmente gravitário do Açude Sítios Novos até o início da área portuária, além de uma adutora pressurizada, do final do canal até o reservatório de compensação e distribuição situado em ponto de domínio gravitário de toda a área a abastecer.

O Governo do Estado vem desenvolvendo esforços para implementar pólos industriais, visando à ampliação da oferta de empregos e renda. Nesse sentido, essa obra atende às demandas de abastecimento humano e possibilita o funcionamento do porto, siderúrgica, refinaria e Distrito Industrial, gerando desenvolvimento sustentável para o Ceará.

Transposição das Águas do Açude Fogareiro para o Rio Pirabibu

Construído pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Integração Nacional, a obra de transposição das águas do Açude Fogareiro para o Rio Pirabibu vai promover o abastecimento de água e colaborar para o crescimento econômico da região de Quixeramobim, que tem como principais atividades a agricultura e a pecuária. São 10,5 km de adutora levando água do Açude Fogareiro até o Riacho da Pasta. Depois disso, as águas seguem seu curso normal, desaguando e perenizando o Rio Pirabibu.

A transposição vai proporcionar o aproveitamento produtivo, através da irrigação, de aproximadamente 100 ha de terra.

É o Governo do Estado levando mais qualidade de vida e desenvolvimento para o povo de Quixeramobim.

Transposição das Águas do Rio Pirangi para a Lagoa do Uruaú

A transposição das águas do Rio Pirangi para a Lagoa do Uruaú faz parte do Plano Estadual dos Recursos Hídricos e da política de integração de bacias que vem sendo implementada pelo Estado do Ceará juntamente com o Ministério da Integração Nacional.

O sistema Pirangi/ Uruaú tem finalidades múltiplas, uma vez que abrange o abastecimento humano de três núcleos urbanos – Itapeim, Arataca e Andreza -, além de permitir a integração rio/lagoa, viabilizando o desenvolvimento sustentável do importante pólo turístico da Lagoa do Uruaú e das áreas circunvizinhas.