Trecho III (Em Execução)

24 de outubro de 2008 - 18:23

O Sistema Adutor Castanhão-Fortaleza, Trecho III, compreendendo 66,3 Km de adução, está localizado entre a Serra do Félix e a ombreira direita do Açude Pacajus, cortando os municípios de Morada Nova, Ocara, Chorozinho, Cascavel e Pacajus, teve seus serviços iniciados no sub-trecho entre os km 0+000 e 22+085 (Canal Adutor 1A), dando continuidade até km 50+563 (Final do Canal Adutor 1D).

O acesso às obras deste sub-trecho é feito, vindo de Fortaleza, pela BR-116 até a localidade de Cristais, km 92, onde está localizado o canteiro principal da obra. Desse ponto, segue-se pela rodovia CE-138 até o km 12+300, local de interseção do canal no km 18+560, com a referida estrada. Daí percorre-se o trecho do canal por estradas de serviço não pavimentadas, paralelas ao eixo e localizadas dentro da faixa de domínio do empreendimento.

A obra em questão constitui-se de um conjunto complexo de canais e sifões, cujo objetivo principal é permitir a transposição de água desde a Serra do Félix, final do Trecho II, até o início do Trecho IV, onde está prevista a execução de uma estrutura provisória de descarga no Açude Pacajus, bem como garantir o atendimento a projetos de irrigação a serem implantados ao longo de seu traçado.

O empreendimento como um todo será fundamental para o suprimento com garantia adequada das demandas hídricas da Região Metropolitana de Fortaleza e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Também proverá água para o desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de tabuleiro da bacia do Rio Jaguaribe, possibilitando, a partir da integração de seus recursos com os da bacia do Rio Banabuiú, a complementação hídrica para o Projeto Tabuleiro de Russas (10.500 ha) e a irrigação intensiva de cerca de 9.500 ha potenciais.