Trecho IV (Em Projeto)

24 de outubro de 2008 - 18:27

Esse trecho constitui-se no penúltimo trecho, antecedendo a transposição Oeste que vai até o Complexo do Pecém (Trecho V) e iniciando-se no final do Trecho III.

É um trecho que totaliza 33,89 km composto de aqueduto, canais, sifões e túnel, tendo sido dividido em 03 (três) sub trechos conforme descrito a seguir.

Sub-Trecho 4.1
Apresenta uma extensão total de 27,51 km, iniciando-se com um aqueduto de 109,70 m executado para toda a vazão, que transpõe o Canal do Trabalhador próximo ao seu deságüe no Açude Pacajús. No final desse aqueduto inicia-se o Sifão 1 a ser construído sob o Rio Choró, com extensão total de 2.658,79m fim do qual inicia-se o canal, com extensão total de 24.619,36 m, que finaliza no Açude Pacoti, sendo ponteado por três pequenos sifões: o sifão 2 (60,00m), sifão 3(70,00m) e sifão 4 (130,00m), que transpõem respectivamente a Avenida Lúcio Menezes, BR-116 e Canal do Ererê.

Sub-Trecho 4.2
Esse sub trecho consiste em um canal com extensão de 0,8 km a ser executado paralelamente ao canal existente que interliga os açudes Pacoti e Riachão quando o nível d’água neles é reduzido, de forma a permitir o escoamento de um para o outro.

Sub-Trecho 4.3
Apresenta uma extensão total de 5,580 km, que interliga os açudes Riachão e Gavião.

Inicia-se com um túnel de 1.075m de extensão a ser executado paralelamente ao túnel existente e seguido por um trecho em canal, também paralelo ao existente, com extensão de 4.505m.

Os trechos de canal são todos de seção hidráulica trapezoidal com seções tipos dependendo da implantação se em corte, ou aterro.

A estanqueidade do canal é assegurada por uma manta em PVC protegida por uma laje de concreto não armado de reduzida espessura.

São previstas bermas laterais de acesso ao longo do canal, de ambos os lados, com largura de 6,0 m e o revestimento de proteção de taludes em corte em aterro. As obras a realizar incluem estruturas de drenagem longitudinal e transversal.

Os trechos em canal integram os seguintes principais tipos de obras localizadas para controle operacional e acesso:

– Estruturas de transição entre os trechos de canal e sifão;
– Estruturas de secionamento equipadas com comportas planas;
– Obras de descarga de fundo e de descarga de segurança (superfície).
– Pontilhões e passarelas sobre o canal.
– Rampas de acesso ao fundo do canal.

Os trechos de tubulação em sifão serão constituídos por dois tramos sendo instalados em duas etapas.

Serão todos executados em chapas de aço com estrutura em concreto no emboque e desemboque dos mesmos.

A instalação das tubulações é função do tipo de terreno e fundação, sendo previstas as seguintes situações: apoio em berços de concreto de pequena altura; apoio em pilares de concreto de altura variável, fundação em vala e aterro e, envelopamento em concreto.

O trecho em túnel será executado através da escavação em rocha obedecendo os desenhos e especificações de Projeto.

Descrição Geral das Obras
O Trecho IV do Sistema Adutor Castanhão-Fortaleza, inicia-se no Aqueduto sobre o Canal do Trabalhador, e termina junto do Açude Gavião. A vazão máxima de dimensionamento hidráulico do Trecho 4 adotada no Projeto Executivo é de 19 m³/s, correspondente à 2ª Etapa de construção. Na primeira Etapa a vazão é de 9,5 m³/s.

Ao longo do traçado do canal foram previstos um conjunto de obras destinadas ao controle operacional do funcionamento do canal, a garantir a segurança de operação, e a possibilitar o acesso para manutenção e para reposição de rodovias e caminhos interceptados, além de estruturas de transição entre canal e sifões invertidos.

O Quadro abaixo indica o número de obras localizadas de cada tipo previstas ao longo do Trecho IV.

RESUMO DAS OBRAS LOCALIZADAS

OBRA LOCALIZADA UNIDADES
Travessias de rodovias principais 2
Obras de concordância 8
Comportas planas verticais 6
Descargas de segurança 8
Pontilhões 7
Passarelas 40
Travessia Sob Canal Existente 1
Travessia Sobre Canal Existente 1
Travessia Sob Vale 1

Foram ainda previstas outras obras anexas como rampas de acesso ao fundo do canal escadas e cercas de segurança dos canais, além das descargas de fundo e ventosas nos sifões.

Travessia de Rodovias Principais
O canal de adução cruza duas rodovias principais, a Av. Lucio de Meneses e a BR-116, no sub-trecho designado por trecho 4.1 (Pacajús-Pacoti).

A travessia da Av. Lucio de Meneses, situada entre os km’s 12+690 e 12+750, tem um desenvolvimento total de 60 m compreendido entre o início e o final das estruturas de transição de montante e de jusante respectivamente. A travessia da BR-116, situada entre os km’s 17+265 e 17+335, tem um desenvolvimento total de 70 m.

As travessias das duas rodovias são realizadas por sob as mesmas através de 2 tubulações paralelas de diâmetro 2500 mm, construídas em aço e instaladas em vala, se mantendo inalterados quer o alinhamento original da estrada quer as respectivas cotas de implantação. O funcionamento hidráulico neste pequeno trecho da adução será assim em pressão.

A montante e a jusante das tubulações serão executadas estruturas em concreto de transição entre a seção trapezoidal do canal e as seções circulares das tubulações. As entradas para as duas tubulações são separadas por muros verticais com forma hidrodinâmica.

É prevista a execução de uma descarga de fundo em cada uma das travessias.

A distância entre as estruturas de transição de montante e de jusante é considerada suficiente para eventual futura ampliação das rodovias.

As obras das travessias serão executadas na primeira etapa de construção, considerando somente a implantação de uma das tubulações.