Trecho V (Em Projeto)

24 de outubro de 2008 - 18:41

O sistema adutor Gavião/Pecém desenvolve-se no sentido leste-oeste, a partir da captação flutuante no açude Gavião, através de sistemas adutores constituídos por tubulações em recalque ou gravitário com extensão de 53,97km. O traçado estende-se paralelamente ao litoral, cruzando o território dos municípios de Pacatuba, Maracanaú, Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Acompanha, no seu trecho final, a Via Estruturante (CE-085), com derivação a direita no km 33,35, para alimentação do sistema de abastecimento das Praias Oeste e do Complexo Turístico e prosseguindo rumo oeste até atingir à área de reservação da ETA Pecém do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com possibilidade de funcionar de forma reversível em seu trecho final.

Na concepção do sistema o mesmo foi dividido na Captação e em três trechos principais: Trecho 1, Trecho 2 e Trecho 3, conforme pode-se observar na representação esquemática do sistema apresentada na Figura abaixo. A seguir procede-se a descrição de cada uma das partes citadas.

Captação

A estrutura de captação no Açude Gavião será implantada a montante da ombreira esquerda do barramento do referido açude. É composta basicamente de uma estação com oito bombas (denominada EE0), montadas sobre dois flutuantes de onde partem oito tubulações flexíveis em PEAD, com diâmetro externo de 900 mm, que, na estaca 2+10,00, transferem a água bombeada para duas adutoras em aço com diâmetro de 1500 mm, aduzindo as vazões bombeadas para um ponto alto, às margens da bacia hidráulica no reservatório apoiado RA-1, na estaca 27, de onde partirá o Trecho 1.

O sistema de bombeamento da captação será composto por 08 (oito) bombas ativas, em final de plano, montadas sobre dois flutuantes na bacia hidráulica do açude Gavião, sendo 01 (uma) de reserva não montada nos flutuantes.

A implantação da captação dar-se-á em três etapas:

– 1ª Etapa: prevista a implantação da primeira linha de adutora com diâmetro 1500mm, extensão de 548m e vazão de 2500 l/s e da primeira etapa da estação de bombeamento EE0, com 2 bombas e potência instalada de 400CV;

– 2ª Etapa: deverá ser implantada, paralela a primeira adutora, a segunda linha de adutora com diâmetro 1500mm e extensão de 548m, além de mais quatro unidades de bombeamento na EE0, chegando a uma potência instalada de 1200 CV e uma vazão máxima de 7000 l/s;

– 3ª Etapa: conclusão da estação de bombeamento com a instalação de mais duas unidades de bombeamento, chegando a vazão e potência projeto, correspondentes a 8845 l/s e 1600 CV respectivamente.