Água Doce: núcleo gestor faz balanço do Programa

16 de julho de 2019 - 14:11

A 1º reunião do ano aconteceu na SRH

O núcleo gestor do Água Doce – PAD se reuniu, pela primeira vez em 2019, para discutir a execução do Programa, que já entregou 252 dessalinizadores no Estado do Ceará. Participaram da reunião o coordenador estadual do PAD/CE Ricardo Marques, técnicos e membros do núcleo gestor que é formado por SRH, Cogerh, Sohidra, Funceme, Dnocs, Incra, CPRM, Aprece, Secretaria de Saúde, Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Ematerce, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Semace e Secretaria de Saúde.

No balanço feito na reunião foram discutidos os problemas e soluções encontradas na execução do Programa, processo licitatório para a manutenção e monitoramento dos 252 sistemas e a organização do Encontro Estadual do Programa Água Doce, que acontecerá no fim do mês. O edital de manutenção dos sistemas já foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional e deve ser lançado no mês de agosto.

Segundo a geóloga do PAD, Liduína Carvalho, o Programa Água Doce tem uma gestão compartilhada e esse processo deveria ser aplicado em todos os sistemas de dessalinização implantados no Estado. “Os sistemas do PAD tem um padrão de gestão, que conta com o apoio da comunidade e do Estado, e assim funciona como compartilhamento. Uma política pública deve ser criada para padronizar todos os sistemas de dessalinizadores do Ceará, seja instalado pela SRH, Cogerh ou SDA”.

Encontro Estadual do Programa Água Doce

Representantes dos 44 municípios beneficiados com o Programa, técnicos, Coordenadores do PAD Estadual e Nacional e autoridades vão se reunir no próximo dia 25 para discutir o Água Doce em âmbito estadual. O Ceará é um dos estados destaque na implantação dos deslizadores, tendo sido na primeira gestão do Governador Camilo Santana o Estado com o maior número de obras realizadas.

Água Doce no Ceará

O Programa Água Doce desenvolve, desde 2004, política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio de sistemas de dessalinização de água salobra, em comunidades rurais do semiárido brasileiro. Abrange os nove estados do Nordeste e mais Minas Gerais. Além dos sistemas que atendem os municípios cearenses, o PAD mantém sistemas na Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas.