Famílias de Itapiúna comemoram chegada do Programa Água Doce

7 de agosto de 2019 - 09:17

O sonho de conquistar um projeto de dessalinização d’água iniciou-se para as comunidades Vila Nova, Lagoa da Pedra e Serrote Preto

O Governo do Ceará, através da Secretaria dos Recursos Hídricos, inaugurou, na manhã da última terça-feira (06), três sistemas de dessalinização de água do Programa Água Doce – PAD no município de Itapiúna. Ao todo foram 171 famílias beneficiadas com água potável.

O município de Itapiúna, ao todo, possui sete comunidades atendidas pelo PAD com investimento total de R$ 913.221,54, beneficiando 263 famílias. Para o secretário executivo da SRH, Dedé Teixeira, o Programa que instalou 252 dessalinizadores no Ceará, deve ter incentivo para continuar sendo executado. “Vamos continuar buscando apoio para a continuação desse Programa que só trás benefícios para população. É emocionante a gente chegar a uma comunidade, como aqui em Vila Nova, e encontrar crianças, idosos, tomando água de qualidade, diminuindo a quantidade de doenças que antes era abundante por conta das impurezas das águas ingeridas”.

Para o senhor José Maria da Silva, operador do PAD da comunidade Vila Nova, a chegada do dessalinizador foi uma mudança de qualidade de vida. Segundo ele a comunidade antes era atendida por água de carros pipas, que ficava armazenada em cisternas. “A gente tomava água que nem sabia de onde via às vezes a água armazenada era a da chuva, mas às vezes era de carros pipas que não sabemos de onde vem. Hoje nós temos certeza da qualidade da água e de onde ela vem. Todos os dias o nosso dessalinizador passa por limpeza. A água é transparente de tão limpinha que sai. É um verdadeiro milagre”, comemora.

Na comunidade Vila Nova a ficha de retida de água custa R$ 1 real e servirá para manutenção do equipamento. “O dinheiro simbólico que arrecadamos é para uma reserva da comunidade quando precisar de manutenção. Esse sistema é patrimônio da nossa comunidade então precisamos zelar por ele, e essa quantia é para que ele esteja sempre funcionando e sempre servindo para todos da nossa comunidade e a todo o município, pois vem gente até da sede para beber da nossa água”, esclareceu o operador.

Estratégias de ensino: o uso consciente da água

Alunos da Escola Municipal Renascer acompanharam atentos a solenidade de inauguração dos sistemas e a explicação da geóloga da SRH Liduína Carvalho sobre o uso consciente da água e os passos que a água segue em um sistema de dessalinização.

A curiosidade pelo produto final do sistema fez com que uma fila de alunos se formasse em Vila Nova para apreciação da água potável oriunda de um poço profunda e tratada por um sistema grandioso como o do Programa Água Doce.

Água Doce no Ceará

Itapiúna faz parte dos 44 municípios que estão sendo beneficiados com o Programa Água Doce. Ao todo serão 252 sistemas instalados levando água potável para as comunidades rurais do Ceará.