Encontro do Programa Água Doce recebe representantes municipais, estaduais e federais

25 de julho de 2019 - 14:15

O encontro foi o oitavo do Programa Água Doce desde o início da implantação dos dessalinizadores

Com o tema o papel dos Estados, municípios e comunidades na gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização com foco na saúde e educação, o VIII Encontro Estadual do Programa Água Doce -PAD, recebeu, nesta quinta-feira (25), prefeitos, secretários municipais e estaduais, técnicos e representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional. O encontro teve o objetivo de reunir os poderes municipais, estaduais e federais para um pacto de gestão do Programa.

Para o secretário executivo dos Recursos Hídricos Dedé Teixeira o Programa Água Doce é um dos mais importantes do Estado para a sobrevivência hídrica. “A gestão do sistema, que vai desde o Governo Federal até as prefeituras passando pelo Governo do Estado é o que faz toda diferença na execução desse Programa. Ter água de qualidade é um grande privilégio, e o PAD pode crescer muito mais se continuar nessa logística, principalmente se incluirmos também o legislativo, seja estadual ou federal, e com isso ampliar o número de dessalinizadores”.

A programação do evento contou com apresentações do Programa em nível federal e estadual, mesas de operadores e secretários, curso de dessalinização e grupos de trabalho por componente.

A analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Luíza Fontenele, iniciou sua apresentação parabenizando o Estado do Ceará pela competência na gerencia do PAD. “Dos 651 sistemas funcionando em todo o Brasil, 252 está no Ceará. Isso é fruto de uma gestão comprometida com o Programa. É muito gratificante poder conhecer esses sistemas implantados na zona rural cearense e saber que o Programa tem surtido efeito na qualidade de vida do nosso povo”.

Segundo o coordenador estadual do Programa Água Doce, Ricardo Medeiros, hoje o Estado do Ceará conta com 252 dessalinizadores, atendendo 58.780 pessoas com uma média de 151.600 litros de água por hora. “A parceria entre o poder público municipal com o Estado e União fazem com que a metodologia do PAD seja fortalecida, melhorando, mais ainda, a gestão de abastecimento hídrico do Ceará”, concluiu.

“O PAD não é um projeto e sim um milagre”. Foram com essas palavras que o operador Manoel Pereira, da comunidade Lagoa Novo dos Firminos no município de Ocara começou sua fala. O sistema de dessalinização implantado na comunidade ajuda não somente as famílias, mas também as escolas, igreja e postos de saúde do município. “Hoje nós temos água tratada, água boa mesmo de beber e por um preço justo, um preço que só pagamos para manutenção da máquina, que é um bem nosso. A nossa comunidade tem consciência que o sistema é nosso, que ficará para os nossos filhos e neto, que serão uma geração cada vez mais saudável”, comemorou.

Operador Manoel Pereira – Lagoa Nova dos Firminos em Ocara

Na comunidade Jurema/Arueira, em Pentecoste, o dessalinizador do Água Doce atende mais de 100 famílias, que hoje não sofrem mais com problemas intestinais pela água suja. A técnica operadora da comunidade, Maria Helena, agradeceu ao Governo do Ceará pela chegada do verdadeiro sonho. “Esse programa vai salvar muitas vidas. Na nossa comunidade não temos mais crianças e idosos constantemente doentes por conta da impureza das águas, hoje nós temos qualidade de vida e graças ao Água Doce”.

técnica operadora da comunidade Jurema/Aroeira em Pentecoste, Maria Helena

Participaram do evento o secretário executivo dos Recursos Hídricos, Dedé Teixeira, analista de infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional, Maria Luiza Fontenele, diretor de planejamento da Cogerh, Elano Joca, secretários de saúde e educação dos municípios atendidos pelo PAD, técnicos da SRH, Cogerh, Aprece, SDA, Ematerce e Defesa Civil, além dos prefeitos de Ibaretama, Piquet Carneito, Santa Quitéria, Caridade, Boa Viagem e o vice-prefeito do Paramoti.

PAD no Ceará

Resultado de um investimento de cerca de R$50 milhões, 252 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. Durante a primeira gestão do Governador Camilo Santana, o Ceará foi destaque na agilidade e competência de instalação. O número de dessalinizadores instalados chegou a representar metade de todos os dessalinizadores implantados nos 10 estados atendidos pelo PAD.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.