Zona rural de Santa Quitéria é beneficiada com três dessalinizadores de água

22 de agosto de 2019 - 08:41

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), entregou, na manhã desta quarta-feira (21), três equipamentos dessalinizadores de água, dentro do Programa Água Doce (PAD), na zona rural de Santa Quitéria.

A ação atenderá a 150 famílias das comunidades de Riacho das Pedras, Cabeceiras e Palestina/Virgínia. Para isso foram investidos mais de R$ 412 mil.

Presente ao evento e representando o governador Camilo Santana, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, destacou a importância do investimento. “Pra nós é uma grande alegria estar aqui com o Dedé Teixeira para inaugurar esses três dessalinizadores que vão beneficiar uma quantidade grande de pessoas”, afirmou.

O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

“Esse programa é executado pela Secretaria de Recursos Hídricos. Nós estamos implantando no Ceará com recursos do Ministério do Meio Ambiente, nessa primeira etapa, 252 equipamentos desses. Há um compromisso do ministro do Desenvolvimento Regional de triplicar o recurso pelo sucesso que é a implantação desse projeto”, mencionou o secretário executivo da SRH, Dedé Teixeira.

A instalação de dessalinizadores é uma forma de valorização da população do interior, com a oferta de água potável para as áreas mais isoladas das comunidades rurais.

A comunidade reconhece

Rômulo Paiva, morador da comunidade de Riacho das Pedras falou sobre a mudança de vida. “A questão de água aqui na comunidade era muito dificil. Com a chegada desse dessalinizador a gente tem oportunidade de uma água de qualidade, tanto para beber quanto para os animais. É um projeto parceiro, entre os governos federal, estadual e municipal e as associações. Hoje a gente só tem a agradecer”, disse o jovem de 23 anos.

A ação contou ainda com a presença dos deputados estaduais Bruno Pedrosa e Daniel Oliveira, bem como representações locais.

 

Wilson Zanini – Texto
Marcos Studart – Fotos